FELIZ NATAL!!!!

Hoje é a noite de Natal...

E, no Natal, costumamos nos sensibilizar mais um pouco. Desaceleramos. Paramos. Recolhemo-nos em nós, em nossa família. Olhamos um tanto mais para fora. Saímos de nós próprios...

No Natal, fazemos caridade. Desejamos mudanças. Enchemo-nos novamente de esperanças. Presenteamos, de alguma forma, quem amamos...

O Natal é nascimento. Para a maioria de nós ocidentais, o nascimento de Cristo. Mas, o que é o nascimento? Como ele se dá? Qual o seu sentido?

Sim, porque antes do nascer há silêncio. Há sossego. Há espaço para dois, ou três, ou mais... Há semente. Há sonho. Há esperança. Há o compartilhar. O dividir. O somar... Há o alinhar com o outro, com a vida, conosco, para depois nascer. Concretizar. Florescer!

O nascimento não é inconstante. Nem repentino, nem acaso. Nem casual. Não! Para nascer, há antes um hiato. Prólogo. Antelóquio. Ensaio. Gênese. Há o interstício. Aquilo que existe antes da palavra. Pouco antes da ação. Antes do nascimento.

E, ninguém nasce sozinho. É necessário outro. Ou outra. Ou algo, ou alguém. É necessário um complemento. Uma oposição. Adão e Eva. Romeu e Julieta. Eros e Psique. Orfeu e Eurídice. Hades e Perséfone. José e Maria.

A união complementar desses opostos traz o humano. Tensão. Ação. Contato. Toque. Criação.... Vida! Traz os nossos desafios. Conosco. Com ele. Com o pai. Com a mãe. Com ela. Com nosso par...

Daí a importância que o humano no dividir. Em fazer parcerias. Em encontrar abrigo. Escuta. Amigo! Em promover trocas. Em estabelecer planos. Em criar estratégias. Em presentear o outro. Em ter gratidão. Em tocar a alma. Em fazer amor!

O nascimento é isso: constante busca humana de outro que traz tensão com o objetivo de nos unir para buscarmos juntos o surgimento de algo que nos é comum.

Por isso que nascer não é processo simplista! Por isso que relações se esfacelam rapidamente. Por isso que nascimentos são adiados. Por isso que existe o psicólogo. O psicólogo é aquele ser que funciona de modelo de ensaio para que o outro possa perceber o que é necessário para validar nascimentos dentro de si. Ser psicólogo é escutar a própria alma através do outro. É ser junto. Sentir junto. Vibrar junto. Querer junto. Ser humano é ser psicólogo. Ser psicólogo é outra qualquer coisa que encontre um caminho com sentido existencial... Ser humano é encontrar-se no olhar do outro e nascer simultaneamente.

Por essa razão que escrevo esse texto. Por essa razão de validar os futuros nascimentos de cada um de vocês. Por essa razão que os admiro: pela coragem de querer nascer. De dividir angústias comigo. De dividir medos. De tentarem percorrer espaços desconhecidos dentro de suas almas em busca de novo sentido. De novo nascimento.

Por essa razão que manifesto minha profunda gratidão. Por essa razão que me sinto abençoado. Por essa razão que percorro ainda espaços dentro de minha alma para continuar aprendendo, crescendo, tentando... nascendo.

Por essa razão existe o Natal. Para pararmos outra vez. Encontrar abrigos em outros corações. Dividirmos espaços. Momentos. Alimentos. Para saciarmos nossa fome, nossa sede, nossos afetos... com o outro. Para nos reconhecermos num processo de troca contínuo, eterno, intransferível, inadiável... para nascermos em nós próprios!

Então, reflita... sinta o que gerar para o próximo natal.
O que é importante para gestar?

Qual o pré-natal mais adequado?

Quais passos são necessários?

Sinta o que precisa ser preservado.

E todas as outras coisas que precisam ser abandonadas...

Antecipe-se!

Haverá intercorrências...

Para elas, o melhor antidoto é o auto-conhecimento!

Permita-se ser o condutor de seu caminho.

Permita-se ser feliz!

A todos vocês que participaram deste meu natal que chega ao final, minha profunda gratidão!

A começar pelos meus pais, que a mim deram o que há me mais importante: a vida!

A todos aqueles que intencionalmente cruzaram meu caminho voluntário.

A todos os outros que se fizeram aparecer e eu, felizmente, pude enxerga-los.

A todos meus amigos e amigas, que dividiram comigo momentos únicos e especiais.

A minha família, em especial a minha filha, minha prima e minhas amigas, que estiveram comigo num dos momentos mais difíceis da minha história.

A todos os que foram, que deixaram marcas: algumas boas, para que pudesse reconhece-las e mantê-las; alguns ruins, para me fazer crescer, superar, evoluir...

A todos meus pacientes, que me ensinam a ser um pouco mais humano em cada novo natal. Que são os grandes responsáveis pelas minhas transformações... que confiam em mim!

A todos aqueles que pude tocar, e ser tocado, e que me trouxeram reflexões necessárias...

Ao Universo e a tudo que me proporciona de crescimento a cada novo natal.

E, que o Natal possa nos trazer a constatação do caminho que foi escolhido ao longo desse ano, além de gerar novas tensões para tudo que ainda precisa ser implementado e vivido ao longo do novo ciclo.

Que venha 2018!
Feliz Natal!

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão do Mandato - Padre Antônio Vieira

Escutatório

AS RAZÕES DO AMOR- RUBEM ALVES